Dicas para falar em público


Como toda arte, a Oratória também possui suas técnicas e dicas relevantes. Seguem as principais dicas para falar em público:

. linguagem do auditório: descobrir qual a formação intelectual, seus principais objetivos de vida, ocupações primordiais e qual o sexo predominante – possibilita o uso dos termos, exemplos, analogias  e ideias valorizadas pelo auditório.

. razão x emoção: a dosagem correta no tom do discurso ou da apresentação é sempre definida pela plateia. Para predominância de intelectuais privilegie a razão. Diante de auditório menos instruído, deve haver a predominância da emoção.

. ilustre suas ideias: nós, latinos, adoramos histórias. Uma boa palestra possui muitos quadros, imagens, fatos, analogias, estatísticas. Conceitos devem sempre vir acompanhados de ilustrações.

. tenha conhecimento extra: a abordagem clara e adequada requer vasto conhecimento e experiência sobre o assunto.

. modular a voz: falar ora rápido, ora devagar; intercalar voz aguda com a grave.

. otimizar o olhar: dirigir o olhar para os mais diversas pontos do auditório. Focar os olhos entre as sobrancelhas de cada participante.

. movimentar-se: os movimentos corporais são excelentes estímulos para manter a atenção. Evitar andar linearmente diante do auditório. Os movimentos devem ser triangulares.

. recursos visuais: o adequando uso de instrumentos de apoio, tais como – quadro branco, flip chart, projetor multimídia.

As dicas para falar em público são imprescindíveis para qualquer profissional que busca o crescimento em sua carreira. A Era do Conhecimento e a dinâmica da globalização do nosso contexto atual impelem as empresas a buscar profissionais altamente capacitados a vender suas ideias e produtos. 

A observação das corretas dicas para falar em público proporciona atenção, entendimento e retenção do que é exposto. Portanto, não existe uma fórmula para falar bem em público. As dicas para falar em público funcionam como indicadores para comunicar-se com arte.

>> ver Curso de Oratória

Oratória

Próximas Turmas

Grupos com 15 alunos

03/07/2017 à 14/07/2017
(10 noites - 2ª à 6ª das 19h às 22h)

03/07/2017 à 14/07/2017
(10 manhãs - 2ª à 6ª das 9h às 12h)

15/07/2017 à 13/08/2017
(5 Sábados e 5 Domingos - 9h às 12h)

Preencha aqui seus dados