Dez erros imperdoáveis


. celular ligado: ter que desligar o celular durante explanação em público demonstra profunda desconsideração ao momento que se se fala e às pessoas presentes.

. erros gramaticais: demonstram fraco conhecimento específico e ausência de leitura; os mais comuns: "fazem 6 anos", "houveram muitos problemas", "para mim fazer", "menas pessoas", "ela estava meia confusa", "a ideia passou desapercebida", etc.

. arrogância: cria forte obstáculo entre orador e plateia; inibe interação  dos participantes; demonstra insegurança pessoal e ausência de profissionalismo. Nariz empinado sempre foi e será insegurança pessoal.

. uso de cacoetes verbais e apoios de voz: participantes dispersam e se irritam ao ouvir repetidamente - né,  tá, ok, estou certo?, ããããã, éééé, uuuu, etc. Demonstra ausência de refinamento na arte de expressar-se em público.

. vocabulário inadequado: uso de termos exclusivos de uma área do conhecimento e não adjornadas ao público ao qual se fala. Demonstra insensibilidade e despreparo.

. superficialidade: demonstra que o expositor subestima os ouvintes e não estudou o assunto em profundidade ou incapacidade intelectual.

. atrasos: tanto em relação ao início, bem como também ao término da exposição. Desconsideração em relação ao tempo dos ouvintes.

. demonstrar desconforto pessoal: cria indisposição nos ouvintes, gera dispersão e desconfiança em relação a veracidade dos argumentos, gera possibilidade de questionamentos indesejáveis.

. cacófatons: consequência das inadequadas construções das frases permitindo encontros vocálicos inadequados, tais como: não vi ela hoje (viela); prefiro a prática dela (cadela); minha vida é amar ela (amarela).

. uso inadequado do microfone: gera incompreensão, cria indisposição, demonstra pouca familiaridade com tecnologia e ausência de preocupação com o bem estar dos ouvintes.

>> ver Curso de Oratória

Oratória

Próximas Turmas

Grupos com 15 alunos

04/10/2017 à 13/11/2017
(10 noites - 2ª e 4ª das 19h30min às 22h30min)

11/11/2017 à 17/12/2017
(5 Sábados e 5 Domingos - 9h às 12h)

Preencha aqui seus dados