Como Ler Dois Livros Por Dia e ainda Entender Tudo


 

Um leitor comum lê cerca de 150 palavras por minuto. O executivo Pedro Diniz lê, no mesmo minutinho, de 1.000 a 1.500. Qual o segredo? Gerente de serviços a clientes da Telemar, Diniz é uma adepto da leitura dinâmica, uma técnica desenvolvida na França que chegou ao Brasil há cerca de 50 anos. Faz 12 anos que Diniz começou a treinar. Foi tão empolgante que, nos três primeiros anos, leu de um a dois livros por dia. Embalado pela leitura acelerada, nos seus 34 anos de vida conseguiu a proeza de fazer - pasmem! - três faculdades, quatro pós-graduações e um mestrado. "Eu leio e absorvo o conteúdo dos textos muito rápido", diz Diniz. "Assim fica tudo mais fácil".

Mas qual o truque? Nenhum. Tudo é uma questão de método. A Leitura Dinâmica parte do princípio de que a alfabetização tradicional limita a percepção ao ler as palavras sílaba por sílaba. "Sem que nós percebamos, essas pausas se tornam um vício que compromete o ritmo da leitura", diz  Alcides Schotten, diretor da Methodus Consultoria e Aprendizagem e Comunicação, de São Paulo, "Só que a velocidade do raciocínio é maior do que o ritmo da leitura tradicional". A leitura dinâmica ensina a equilibrar esse jogo. Em vez de ler sílabas, perceba os blocos de palavras. Em vez de linhas, amplie a percepção visual. Em vez de pronunciar mentalmente as palavras, assimile-as em conjuntos, como os sons, os cheiros e as formas.

Aprender isso, dado todo o nosso condicionamento, não é fácil. Mas se você só quer ganhar um pouco mais de velocidade, sem se tornar uma draga de palavras, pode seguir as dicas abaixo:

  • Há, basicamente, três coisas para você ler mais rápido: treino, treino e treino. Só assim você exercita os músculos dos olhos e, com o tempo, ganha velocidade.
  • Nem pense em começar a treinar com tratados administrativos ou coisas do gênero. Facilite sua própria vida. Escolha um romance leve ou mesmo revistas.
  • Nessa primeira fase, nem se preocupe muito em compreender tudo. Procure apenas fazer um sobrevoo com os olhos sobre as palavras. Com o tempo, você perceberá com muita clareza outras três coisas que todo mundo já sabe de alguma maneira: que o olhar vai muito além da palavra que você está focando. Que seus olhos são mais velozes do que você imaginava. Que muitas das palavras de um texto não servem para nada e, assim, é possível aprender o conteúdo sem ficar indo de uma em uma.
  • Faça uma pausa de 10 minutos, no mínimo, a cada 50 minutos de leitura, e depois recomece a treinar. Cansado, ninguém guarda nada.
  • No final da leitura, submeta-se a uma provinha: sobre o que é o texto? Quais as idéias principais? Qual o raciocínio do autor? Se não souber como responder, é sinal de que precisa treinar mais.

Leitura Dinâmica e Memorização

Próximas Turmas

Grupos com 20 alunos

17/08/2019 à 26/10/2019
(09 Sábados - 14h às 17h20min)

03/09/2019 à 03/10/2019
(10 noites - 3ª e 5ª - 19h às 22h)

Preencha aqui seus dados

Chamar no Whatsapp