Administração do tempo

O tempo passa cada vez mais rápido. Organização é o primeiro passo do sucesso.

O que é organização?

Quando bem entendido o significado de organização, o profissional cria um conjunto de procedimentos que o torna eficiente e eficaz. Ser eficiente é fazer certo as coisas, enquanto ser eficaz é fazer as coisas certas.

Portanto, o que é organização? Não é rigidez, não se trata de regras burocratas, não é fator limitador da criatividade. É a criação de uma estrutura mínima de atitudes sinérgicas e que deve, necessariamente, provocar flexibilidade, gerar tempo livre e estimular a criatividade.

O que é organização? A definição exata do significado de organização de acordo com o dicionário Houaiss é: ato ou efeito de organizar. Já a etimologia distingue a raiz organizar acrescido do sufixo – ção(aumentativo). A origem do latim organizo – significa ‘órgão’ e ‘dispor de forma a tornar apto à vida, dotar de uma estrutura’. Remontando à atualidade que é globalizada, conclui-se que a organização é necessária à otimização da vida pessoal e profissional.

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