Memorização

Memorização é um conjunto de técnicas que auxiliam na armazenagem de informações e números no cérebro. O ser humano, com treinamento, é capaz de não esquecer de praticamente nada.

Nós vivemos no mundo onde há excesso de informação. Somos bombardeados por todos os lados por propagandas, marcas, lugares, produtos, notícias, etc. Se uma pessoa não aprende a cuidar de sua memória, estará fadada a se esquecer dos conteúdos mais importantes e nas horas mais inapropriadas.

Você se esquece de tudo?

As pessoas esquecem tanto porque simplesmente não aprendem a lidar com tantas informações. Nas escolas os alunos não são incentivados a memorizar de forma correta e em casa os pais geralmente não sabem como incentivar em seus filhos a memória.

A solução está na criação de mind maps para memorização, que são maneiras de lidar com informações dentro do cerébro. A memória funciona melhor quando relacionamos uma informação a outras.

É por isso que ao lembrar de uma sensação ou de um ponto específico de alguma coisa, evocamos em nossa memória uma série complexa de acontecimentos que sabemos com detalhes.

Técnicas de memorização

Com as técnicas de memorização, você aprenderá a organizar a sua mente de modo que a informação se torne fácil de ser encontrada quando você mais precisar dela.

Há, de fato, diversas técnicas que prometem aprimorar a memória das pessoass. Isso para não falar das simpatias que visam a nunca se esquecer de nada. Entretanto, a técnica até hoje mais recomenda pelos maiores especialistas do mundo em memorização é a de criar mind maps.

A criação de mind maps auxilia na memorização de coisas simples do nosso cotidiano, por exemplo rostos e nomes de pessoas, mas também informações complexas como as cobradas em concursos públicos e vestibulares.

Sem contar que memorizar uma pessoa, saber detalhes do que ela disse, é fundamental para essa pessoa também se lembrar de você. Porque desta forma você faz a diferença na vida de pessoas. As técnicas de memorização trazem, portanto, benefícios tanto profissionais quanto na vida pessoal.

 

Novidades por E-mail
Inscreva-se em nossa newsletter e tenha acesso a artigos, notícias de Oratória, Leitura dinâmica e Administração do Tempo.

Nome:  
E-mail:  
Como conheceu?  

* Se não gostar, pode sair da lista a qualquer momento.
* Seu e-mail não será compartilhado com terceiros.