Oratória é mais do que falar bem

Você tem talento para persuadir pessoas. Aprenda a usá-lo.

Como Impressionar seu Chefe em uma Reunião de Trabalho

ImprimirEnviarFavoritos

Revista VOCÊ S.A.

Por mais que o mundo corporativo tenha evoluído, há uma praga que ainda assola a maioria dos escritórios: as reuniões. Não dá para fugir delas. É reunião para isso, reunião para aquilo. E o pior é que esses encontros são fundamentais para a imagem que você deve manter diante dos colegas e, principalmente, do chefe. Quem não marca presença nas reuniões vai fatalmente cair no limbo, aquele lugar onde são jogadas as coisas inúteis. É, se esse é o seu caso, as coisas não estão muito boas.

Chegou a hora de você voltar a ficar "bem na foto". "Esses encontros representam situações de altíssima exposição. Não os desperdice", diz Howard Johnson, presidente da Option, empresa que promove cursos de treinamento e desenvolvimento profissional. "Mas não queira aparecer mais do que o chefe, ou você pode entrar em apuros:" Johnson já trabalhou para empresas como Promon, banco Itaú, White Martins e Arthur Andersen, e estima já ter treinado mais de 5.000 profissionais na arte de liderar reuniões. Preste atenção em suas sugestões para deixar o chefe estupefato com a sua atuação.

O trono é dele

Deixe seu chefe sentar-se na cabeceira da mesa óbvio, se ela for retangular. E nada de sentar na cabeceira do lado oposto. O ideal é acomodar-se na cadeira ao lado dele. Desse jeito, você dá a entender que conhece o seu lugar, demonstra seu apoio e deixa claro que não ameaça o seu poderio.

Faça a lição de casa antes da reunião

Ler e pesquisar tudo sobre o assunto em pauta representa uma tremenda vantagem sobre os que não se prepararam. Além de você poder participar mais ativamente das conversas, as chances de dar algum fora ou fazer uma colocação do tipo nada-a-ver diminuem consideravelmente.

Mantenha-se antenado

Seu chefe menciona o nome de alguém na reunião. Você fica boiando e pergunta quem é o dito cujo. "É o melhor cliente da empresa", responde ele, fulminando-o com os olhos. Quer evitar vexames parecidos com esse? Pois trate de se informar sobre tudo o que se relaciona ao mercado, à sua área de atuação, à concorrência, às mudanças na legislação que podem impactar a companhia e por aí a fora.

Manifeste-se

Entrar na sala de reunião mudo e sair calado não é a melhor estratégia para se fazer notar pelo chefe ou por qualquer outra pessoa. Só há uma justificativa para esse comportamento: antes ficar de bico fechado do que soltar uma besteira.

Seja breve

Ao tecer um comentário, apresentar alguma idéia ou sugestão, seja claro e, sobretudo, sucinto. Resuma ao máximo o que tem a dizer, ou você corre o risco de o seu chefe considerá-lo cansativo e prolixo e acabar pegando no sono.

Se o seu chefe for o engenheiro, trate de chegar à reunião munido de um arsenal de números, relatórios e dados, tudo muito detalhado.

Ele, ao contrário, é um diretor descolado, com formação em marketing? Use e abuse de frases de efeito, comentários divertidos e respostas criativas. Ele é da área comercial? Então, seu discurso deve ser pontuado com palavras como "vendas", "lucros" e "resultados'.

Nunca contra-argumente nem critique seu chefe na frente dos outros.

Isso pode colocar o sujeito numa situação difícil e comprometer sua autoridade diante dos demais participantes da reunião. Se você não concordar com alguma coisa dita por ele, espere até estarem a sós e, com cautela, retome o assunto.

Jamais tente eclipsar o chefe.

"Dominar a reunião e tentar ser mais brilhante do que ele pode gerar ciúmes e rivalidade", diz Johnson. Mexer com seus brios pode significar um senhor estrago para sua imagem e para o seu futuro na companhia.

Novidades por E-mail
Inscreva-se em nossa newsletter e tenha acesso a artigos, notícias de Oratória, Leitura dinâmica e Administração do Tempo.

Nome:  
E-mail:  
Como conheceu?  

* Se não gostar, pode sair da lista a qualquer momento.
* Seu e-mail não será compartilhado com terceiros.