Oratória é mais do que falar bem

Você tem talento para persuadir pessoas. Aprenda a usá-lo.

O que faz um bom líder

ImprimirEnviarFavoritos

Revista Voce S/A - por Luis Del Barrio

Afinal, de que tipo de líder uma organização precisa para ser bem-sucedida? O carismático, o empreendedor ou o excelente gestor, que implementa de forma eficaz as diretrizes da matriz? A vasta bibliografia disponível sobre este assunto revela o quanto ele é considerado importante para o sucesso. E a mais óbvia das respostas para essas perguntas diz que o tipo ideal de líder depende das circunstâncias e do momento.

Entretanto, qual o perfil do líder que, independentemennte de circunstâncias e momento, melhor serve a qualquer organização? Eu acredito que é aquele que norteia seu trabalho pela convicção de que o sucesso do negócio depende, basicamente, de 10% de estratégia e 90% de execução. Agora, a pergunta é: como conseguir que a estratégia traçada seja executada com sucesso? Em primeiro lugar, o líder tem que saber criar um ambiente de abertura e confiança e envolver-se de forma profunda com a organização. Ser realista e capaz de estabelecer uns poucos objetivos estratégicos, discutindo em detalhes como atingi-los e acompanhando as ações para issso. Também precisa recompensar os que, nessa trajetória, apresentam excelentes resultados, e agir rapidamente com relação àqueles que apresentam fraco desempenho.

Atributos importantes do líder são ter valores fortes e éticos, que inspiram, motivam e entusiasmam a equipe e ajudam a reuni-la, em bases sustentáveis, em torno de um objetivo comum, de constante crescimento e sucesso da empresa. Outras qualidades que eu destaco são a humildade e a determinação profissional, não usando intencionalmente o carisma para motivar. O líder tampouco canaliza a ambição para si mesmo. Deve ser um catalisador do bom para o melhor e, ainda, ocupar-se e responsabilizar-se pelo desenvolvimento das futuras lideranças da empresa.

Por último, há uma característica bastante especial, pela qual se pode reconhecer um líder: sua capacidade de se olhar no espelho na hora de assumir a responsabilidade por resultados fracos - e de olhar pela janela quando receber o crédito pelo sucesso da organização.

Luis Del Barrio e presidente da Elevadores Atlas Schindler

Novidades por E-mail
Inscreva-se em nossa newsletter e tenha acesso a artigos, notícias de Oratória, Leitura dinâmica e Administração do Tempo.

Nome:  
E-mail:  
Como conheceu?  

* Se não gostar, pode sair da lista a qualquer momento.
* Seu e-mail não será compartilhado com terceiros.